Centro de Jovens e Adultos realiza mostra de ciências, matemática e tecnologias

51

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Professora “Tereza Donato” acaba de realizar a 1ª Mostra Interdisciplinar do Projeto de Ciência da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

O evento, que ocorreu no dia 7 de junho, levou os 535 alunos a discutirem com a comunidade o uso do conhecimento adquirido na escola e suas aplicabilidades no dia a dia. O objetivo da Mostra, segundo a diretora Kátia Maria Pereira de Oliveira, do CEEJA, é que os estudantes alcancem o reconhecimento, aprendizagem, transformações e utilização das ciências da natureza e matemática no cotidiano; contribuir na formação e valorização dos conteúdos trabalhados mediante a participação coletiva e valorização de cada disciplina; e ainda criar e fortalecer os coletivos pedagógicos.

Segundo ela, os temas elaborados levaram em conta as atividades desenvolvidas com os grupos, divididos em miniprojetos dentro das disciplinas, considerando um tema abrangente.

Os trabalhos foram divididos em etapas: a primeira foi de pesquisa em fontes selecionadas pelos professores, identificando o cotidiano em cada disciplina. Além disso, houve momento de socialização e sistematização dos conteúdos.

A segunda etapa foi marcada pela produção de material, atividades envolvendo os subtemas de forma contextualizadas, e depois a culminância das atividades desenvolvidas, com alunos visitando os projetos uns dos outros. Ao final da mostra, os estudantes participaram da avaliação do evento, com elaboração de relatório.

“A feira de ciências aconteceu de forma positiva, com produção de trabalhos de alto nível. Percebi que houve muito envolvimento dos alunos, dedicação em busca de atingir os objetivos. Esse modelo de evento científico-cultural proporciona, além de uma melhor organização didática, uma maior interação com os alunos com seus colegas e professores”, avalia a professora Kátia Oliveira.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui