Como a leitura transforma a vida de alunos na Escola O Pequeno Príncipe

As escolas públicas municipais de Marabá desenvolvem projetos que estimulam a leitura e oralidade dos alunos do 6º ao 9º ano, e recebem apoio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A Escola Municipal “O Pequeno Príncipe”, localizada à Folha 32 realiza todos os bimestres uma “Roda de Leitura”, nas aulas de Língua Portuguesa. A ideia mobiliza a escola, aumenta a frequência de visitas à biblioteca, melhora a escrita, amplia vocabulário, e ainda, desenvolve um hábito quase perdido: a leitura do livro.

A maioria dos estudiosos contemporâneos considera difícil tarefa competir com a tecnologia, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Para os teóricos, os jovens da atualidade preferem os aplicativos disponíveis em smartphones, para se entreterem, do que folhear um livro, por exemplo. Entretanto, o hábito da leitura está sendo resgatado na Escola “O Pequeno Príncipe”.

Como parte da avaliação somativa, em cada bimestre, é proposta a leitura de um livro de gêneros diversos. Posteriormente, na sala de aula, as cadeiras são organizadas em roda e cada aluno vai contando sua história, despertando no outro o interesse de conhecer novas narrativas.

A professora Emilly Coelho, que coordena o projeto na instituição de ensino, lembra que a escola pública possui uma função social que consiste em formar cidadãos, neste caso, cidadãos leitores. “Que não apenas decodifiquem os códigos linguísticos, mas que vejam sentido naquilo que leem, desenvolvendo, consequentemente, outras habilidades, como oralidade e escrita”, destaca ela.

Pertencente ao quadro efetivo de docentes da Escola “O Pequeno Príncipe”, a professora de Língua Portuguesa Francilene Tinoco também desenvolve a “Roda de Leitura” nas séries do Ensino Fundamental. Na concepção dela, o que mais a surpreendeu foi o fato de os alunos tímidos, que não interagem, terem oportunidade de falar e mostrar que possuem o domínio da oralidade. “Foi o momento de revelação de habilidades, porque durante as atividades não dá para perceber muitos talentos. Eles conseguiram também concatenar as ideias, contaram início, meio e fim, construíram um discurso bem elaborado. Na produção, utilizaram um vocabulário mais apropriado”, sintetizou Francilene.

Em 11 de maio, Dia D da Família na Escola, foi realizada uma oficina de leitura voltada para os pais dos alunos do “Pequeno Príncipe”, a fim de que eles incentivem os filhos a lerem. Dinâmicas, vídeos, materiais concretos e leituras foram as metodologias usadas durante a oficina. “Com os pais a oficina foi produtiva. Sabemos que ela não é esgotável, esse foi o primeiro passo. Aguçou neles o hábito de desenvolver a leitura. Ficou um gostinho de quero mais. Sentimos nos pais uma parceria”, celebra Francilene Tinoco.

DEPOIMENTO DE ALUNAS

A estudante Caroline Vitória Silva Milhomem tem 14 anos e cursa o 9º ano do Ensino Fundamental. Ela leu o livro “Mulheres da China” e se emocionou ao conhecer e contar a cultura de mulheres daquela localidade. Caroline reconhece que ler é algo que muitas pessoas não praticam ou simplesmente não gostam. “Mal sabem que ler é mágico, você viaja para vários lugares sem ao menos se mover. Durante o projeto, aprendi palavras novas, sentimentos diversos e pude encontrar a paz durante uma leitura”.

Quem também participou da Roda de Leitura foi Sofia Vieira Gomes, também de 14 anos e aluna da classe de 9º ano. “É muito importante lermos para adquirirmos conhecimento, aprendermos coisas novas, outras palavras e novos escritores. O projeto de leitura criado pela professora Emilly fez com que nós adquiríssemos tudo isso. Podemos ler o livro que quisermos e tirar lições para as nossas vidas, independente da obra. Isso é extremamente maravilhoso”.

A Semed realiza mensalmente formações voltadas para professoras da sala de leitura. Há também o grupo “Marabá Leitora”, em que professoras da Secretaria Municipal de Educação levam uma espécie de biblioteca viva para as escolas, no formato de contação de histórias.