Escola Cristo Rei é inaugurada com grande participação popular

No início da noite desta segunda-feira, 2 de abril, a Prefeitura de Marabá inaugurou a Escola Cristo Rei, localizada no Bairro Jardim União. Centenas de moradores, educadores, estudantes e autoridades compareceram à cerimônia, realizada na quadra coberta da referida escola.
O evento contou com diversas autoridades, entre as quais o prefeito Tião Miranda, o vice Toni Cunha, o secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, o presidente da Câmara, Pedro Corrêa, os vereadores Irismar Melo, Mariozan Quintão, Tiago Koch, Priscila Veloso e líderes comunitários. As autoridades assistiram a apresentações artísticas realizadas por estudantes, educadores e se uniram em um “Parabéns pra você” ao aniversariante do dia, prefeito Tião Miranda.
E por falar em prefeito, ao usar da palavra ele lembrou que começou a construir aquela escola há dez anos, mas lamentou que as duas gestões seguintes não tenham dado continuidade à obra. Por isso, quando reassumiu a prefeitura no ano passado, fez questão de relicitar e concluir os trabalhos para entregar à comunidade.
Tião reafirmou que a alegria maior em suas gestões sempre foi inaugurar escola, porque é um prédio que contribuiu para o futuro de centenas de pessoas. “Eu trabalho todo dia, sou viciado em trabalhar e meu compromisso é com essa cidade”.
Ele também agradeceu à celebração de seu aniversário e disse que este foi uma das “celebrações mais marcantes da minha vida, porque quando cheguei na escola, desde a entrada, uma multidão de crianças veio me recepcionar. Fico feliz em comemorar meus 61 anos no meio de pessoas simples, mas verdadeiras”.
O vice-prefeito Toni Cunha também mostrou-se empolgado com a conclusão da escola Cristo Rei e destacou a seriedade da atual gestão em organizar as contas públicas e realizar obras ao mesmo tempo. Ele motivou os professores e alunos a o Hino Nacional regularmente para que a ordem e disciplina na escola sejam mantidos, além do amor à pátria.

O secretário Luciano Dias destacou que a inauguração da Escola Cristo Rei representa um resgate histórico para a comunidade do Jardim União e adjacências. Também lamentou que a obra passou mais de 10 anos sendo realizada e que o prefeito Tião Miranda recebeu em 2017 da mesma forma que entregou em 2008. “Então, é com grande satisfação que a gente termina essa escola e entrega para população, resgatando o sentimento de pertencimento da comunidade, que viu seus filhos estudarem numa estrutura alugada e completamente precária neste período. A partir de hoje eles têm uma escola nova. São 12 salas de aula, todo mobiliário de novo, com cantina, laboratório de informática, sala de leitura, sala de atendimento especial e quadra coberta. Estamos muito felizes com mais essa realização, porque esta é a primeira nova escola entregue para comunidade neste governo e a sétima unidade entregue para a população”.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa, elogiou a gestão municipal pela construção da escola e por já ter reformado diversas outras em pouco mais de um ano. Ele destacou a responsabilidade e empenho do prefeito Tião Miranda e do secretário Luciano Dias com as necessidades da Educação e avalia que nos próximos anos muito mais obras serão entregues à comunidade.
A diretora da Escola, Gleide Borges Hartuique, agradeceu ao prefeito Tião Miranda e ao secretário Luciano Dias pela dedicação à Escola Cristo Rei. Ela conclamou os cerca de 600 alunos para ajudarem a cuidar de todos os espaços porque é patrimônio público. Destacou que percebe que a Semed está trabalhando focada em contribuir com as necessidades das escolas, o que está motivando os diretores a realizarem seus trabalhos.
Gleide comemora o fato de que as novas instalações vão oferecer alguns espaços que no antigo prédio, localizado na Rua 1º de Junho, não desfrutavam, como salas para diretor, vice-diretor, coordenador e orientador pedagógico, sala de professores, outra para Educação Especial, refeitório, cozinha ampla com dispensa, recepção com secretária, almoxarifado para educação física, quadra coberta com dois banheiros, além de poço artesiano (200 metros) e chafariz para abastecimento de água potável à comunidade.
Na escola, trabalham 15 professores sob a gestão dela, além da vice-diretora Arleth Ferreira da Silva, da coordenadora Edilene Ferreira de Souza e do orientador Francisco Carlos Silva. “Estamos prontos para fazer o melhor por nossos alunos, mas queremos contar ajuda dos pais e responsáveis, de uma forma geral”, ressalta Gleide.
A quadra de esportes coberta está preparada e sinalizada para as principais modalidades esportivas (futsal, vôlei, basquete e handebol).