Escola Elinda Simplício Costa: Modelo de Gestão Eficiente

70

Há três anos, a comunidade da Escola Elinda Simplício Costa, localizada na Avenida Boa Esperança, no bairro das Laranjeiras, vem fazendo a diferença no aprendizado dos alunos. Os projetos pedagógicos desenvolvidos na escola já mudaram a realidade do ambiente escolar que tem superado os problemas corriqueiros da educação pública sem perder o foco na qualidade do ensino.

Um exemplo é o projeto de reciclagem, desenvolvido em parceria com a Cosanpa, onde os alunos aprendem sobre o respeito ao Meio Ambiente. Após a conscientização sobre a importância da água, as crianças desenvolvem atividades ecológicas utilizando materiais recicláveis. Os objetos fabricados por eles são aproveitados na própria escola, como as lixeiras feitas de pneus e garrafões de água. Além disso, quem entra nas dependências da escola se depara com um belo jardim ao lado de uma horta que produz insumos para a compor a merenda escolar.

Do mesmo modo, a limpeza e a organização da escola chamam a atenção dos visitantes, e essas têm sido marcas da atual direção. Efigênia Serrano da Silva, é quem está à frente da equipe escolar atualmente. Pedagoga de formação, a diretora tem 27 anos de profissão, sendo 24 deles dedicados à Elinda Costa. A experiência dela em todos os outros setores da gestão (coordenação, orientação e supervisão) tem ajudado Efigênia na rotina administrativa da escola.

“Eu amo o que eu faço e a gente já teve muitos avanços. Trouxemos organização, muitos projetos, além de contarmos com uma ótima equipe. Os professores não faltam, são profissionais comprometidos. No IDEB, nós já avançamos. Estávamos com 4.9, subimos para 5 e a nossa meta é 5.2, e creio que com compromisso e responsabilidade nós vamos conseguir”, ressalta a diretora.

Mas para cumprir essa missão, a diretora conta também com uma equipe formada por uma vice-diretora, uma coordenadora, uma orientadora e uma secretária. Ela garante que os trabalhos conjuntos é que vêm transformando o cotidiano escolar do estabelecimento, desde a administração até o ensino-aprendizagem dos alunos.

Atualmente, a escola conta um quadro de 38 servidores, entre professores e pessoal de apoio, e 607 alunos matriculados nas séries iniciais, do 1º a 4º ano do Ensino Fundamental. 80 deles estão no reforço escolar do programa Mais Educação.

Para manutenção da escola, além da assistência da Secretaria Municipal de Educação, são usados os recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Porém, a gestão sempre busca aumentar o caixa da escola, com a realização de bingos e rifas, além de vendas de comidas típicas nas festas que marcam as datas comemorativas.

Outra política de gestão é a prestação de contas, que a diretora faz questão de divulgar num mural exposto no pátio da escola. Bem como, a proximidade com os pais e amigos da escola com eventos culturais e comemorativos. Agora, a comunidade escolar vive a expectativa da chegada da reforma, que já está publicada no diário oficial da Prefeitura.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui