Escola Francisco Coelho é reinaugurada e entregue a população da vila Matrinxã

46

“A inauguração que mais gosto é de escola. Se pudesse reformava todas. É muito bom ver a alegria de Professores, funcionários e alunos quando recebem uma nova escola. Isso me deixa muito feliz”, com essas palavras o Prefeito Tião Miranda, juntamente com sua comitiva da Câmara de Vereadores e Semed (Secretaria Municipal de Educação), inaugurou na noite de quarta-feira (4), a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Francisco Coelho”, localizada na Vila Matrinxã, zona rural, a 11 km de Morada Nova, PA 150.

A “Francisco Coelho” é a 8ª escola que a Semed entrega para a população reformada durante o período de 16 meses do atual governo, dentre elas uma nova escola. A instituição de ensino possui quatro salas, onde estão matriculados cerca de 120 alunos, do Jardim I (Educação Infantil) ao 9º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos.

A escola recebeu pintura nova, uma sala de leitura também novinha em folha, sala de informática com oito computadores zerados, cozinha nova, e forro em todas as dependências. O trabalho não para por aí. Em seu discurso, Tião Miranda adiantou que será construída uma quadra de esportes e um poço com chafariz, tendo em vista que aquela população sofre com a falta de água.

A diretora da Escola “Francisco Coelho”, pedagoga Eloína Theodora dos Santos, afirmou que todo ambiente escolar recebeu melhorias. Nos 40 anos de existência da escola, essa se trata da segunda reforma, sendo que a primeira foi feita na gestão anterior do Prefeito Tião Miranda, em 2008. “Estava precisando [da reforma]”, ressaltou a diretora.

“A comunidade está alegre e os alunos estão motivados, sabemos que a maioria dos estudantes hoje quer sair do campo para ir para a rua [zona urbana], porque lá que tem escola bonita, mas o campo tem mudado, temos internet, energia, banheiro, água encanada, coisa que em outros locais não tem”, lembrou ela, agradecendo ao Prefeito, equipe da Semed e comunidade.

A doméstica Francisca Adriana Freitas, mãe de dois alunos da Escola Francisco Coelho, aprovou a reforma da escola. “Agora está boa a reforma, há muitos anos meus dois filhos estudam aqui, 9º e 7º ano. Essa reforma vai ajudar no conhecimento também dos alunos, pois motiva mais o estudo um bom ambiente”, disse a doméstica. A aluna Vitória Lima dos Santos, de 12 anos, cursa o 7º ano do Ensino Fundamental, ela estuda na escola há cinco anos. “Essa reforma vai contribuir em muitas coisas boas. Pintaram, antes estava feia, mudou a aparência. Ficou massa”, elogiou.

Compondo a mesa, Francisca Moraes, servidora há mais de 30 anos da Escola Francisco Coelho, e agora aposentada, ao usar da palavra, lembrou que a área onde abriga atualmente a escola, era só areia e pedra. “Lavávamos roupa no rio, não tínhamos água encanada, nem luz elétrica. Estamos num palácio. Nem tenho mais palavras”, brincou a aposentada.

O vereador Márcio do São Félix, presente ao evento, falou que a reforma vem abrilhantar, incentivar e reforçar a Educação local, pois ela está localizada em um dos pontos mais extremos de Marabá, na divisa com o município vizinho. “Nos sentimos lisonjeados em receber essa reforma na estrutura da Escola Francisco Coelho”, sintetizou Márcio, que é morador do Bairro São Félix há 25 anos, sendo conhecedor das dificuldades daquela comunidade.

O também vereador cabo Rodrigo Lima, durante a cerimônia, ressaltou que a Educação é o princípio da formação do cidadão, uma vez que, de lá sairão policiais como ele, e outros profissionais. O vereador destacou que a violência na sala de aula tem de ser erradicada, pois a Educação é a base.

“Não podemos admitir escolas em que o aluno rouba o celular do coleguinha, o crime já começa por aí”, disse ele, preocupado. Rodrigo Lima, aproveitou a oportunidade para solicitar a análise do poço da escola, que carece de água, tão logo, foi respondido pelo prefeito Tião Miranda, que a bomba já estava em processo de licitação, para minimizar o problema.

O Secretário Municipal de Educação, Luciano Dias, frisou que embora seja uma escola do campo e de porte pequeno, não foi desprezada pelo governo municipal. “As pessoas do campo, precisam de atenção, tão quanto os que estão na zona urbana. A região de Morada Nova está bem contemplada, pois receberá também a Escola Fé em Deus, estamos trabalhando na Tancredo Neves, na Vila Sarandi, e outras estão a caminhando. Já retomamos a obra da creche do Murumuru, que é quase uma lenda. Para dar melhoria de qualidade aos profissionais e aos moradores de Morada Nova”, enumerou o Secretário.

Por fim, o Prefeito Tião Miranda, além de deixar claro sua preferência de inaugurar e reformar escolas, lembrou que a Casa dos Conselhos também foi reformada. “Não há nada mais gratificante que reformar escolas. Educação é a base de tudo, é fundamental”, sublinhou ele, relembrando que foi aluno da Escola Pública. O Gestor afirmou saber a importância da Educação para crescer na vida, pois seus pais passaram pouco tempo na escola.

O Prefeito destacou que primeiro ajustou as contas do Município, agora os servidores recebem em dia, e o Ipasemar também está com pagamentos em dia. Ele lembrou que haverá o Circuito do Livro em Marabá, onde os servidores concursados do Município receberão o bônus de 150 reais para comprar livros. Sendo parte agora do calendário da Semed. “Estou feliz e peço a Deus saúde para trabalhar por Marabá. Queremos fazer mais melhorias ainda aqui na Escola Francisco Coelho. Vamos fazer o poço artesiano e construir uma quadra para que a garotada possa ter o seu lazer. Temos de ter compromisso com o Pará, com o Brasil”, finalizou o Gestor.

Ademais, a cerimônia com a homenagem de alunos de todas as faixas etárias que cantaram o hino de Marabá e músicas relacionadas à Educação.   Participaram da reforma da escola ainda os Vereadores Mariozan Quintão, Priscila Veloso, Franklin da 28; o Secretário Municipal Adjunto de Educação, Orlando Morais, a Diretora de Ensino do Campo, Lorena Bogéa, entre outros nomes.

 

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui