Jogos Estudantis da Castanha inscrevem até esta sexta-feira

8

As inscrições para participar da 34ª versão dos Jogos Estudantis da Castanha encerram nesta sexta-feira, dia 21 de setembro. O evento esportivo será realizado no período de 16 a 27 de outubro, reunindo estudantes de escolas municipais, estaduais, federais e particulares.

Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Física da SEMED, Cinthya Amazonas Tenório, este ano as escolas podem inscrever seus alunos para participarem de dez modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, basquetebol, tênis de mesa, judô, xadrez, atletismo, natação e badminton.

Cinthya explica que os tradicionais Jogos da Castanha têm por finalidade ampliar a participação em atividades esportivas a todos os estabelecimentos de ensino das redes Federal, Estadual, Municipal e Privada do município de Marabá, promovendo a ampla mobilização da classe estudantil em torno do esporte.

Ela explica que todas as escolas devem enviar uma comitiva de estudantes para participar da abertura dos jogos, que acontecerá no Ginásio Renato Veloso, na Folha 16, onde haverá uma cerimônia com fogo simbólico e juramento dos atletas.

Segundo o regulamento, os jogos e provas dos 34º Jogos da Castanha serão disputados em três categorias: “Mirim” (09 a 11 anos), composta por alunos nascidos entre os anos de 2007 e 2009; “Infantil” (12 a 14 anos), com estudantes nascidos entre 2004 e 2006; e “Juvenil” (15 a 17 anos), com alunos nascidos de 2001 a 2003.

Ainda de acordo com o regulamento, todos os jogos e provas serão disputados nos naipes masculinos e feminino. Cada aluno poderá ser inscrito em até duas modalidades coletivas e em até duas individuais, apenas na categoria correspondente ao seu ano de nascimento, sendo que nas modalidades individuais, o mesmo atleta poderá participar de apenas duas provas e do revezamento.

Para alinhamento sobre as regras da competição, a SEMED vai realizar um Congresso Técnico dos 34° JESC no dia 27 deste mês, às 15 horas, em uma sala da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

A premiação dos 34º JESC será a seguinte: medalhas de 1°, 2° e 3° lugares para os alunos classificados nas provas ou lutas das modalidades individuais e nos esportes coletivos; troféus às unidades escolares campeãs em cada modalidade, categoria e naipe. A entrega de medalhas e troféus ocorrerá imediatamente após as finais.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui