Prefeitura e Estado assinam acordo de cooperação para transformar CAIC em Escola Militar

13

Na última sexta-feira, dia 6 de abril, o Governador Simão Jatene, o Prefeito Tião Miranda, o Secretário de Educação, Luciano Dias e o Coronel PM Emílio Ferreira assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do projeto de supervisão militar na Escola Rio Tocantins, popularmente conhecida como CAIC. O documento foi assinado no Centro de Convenções Carajás, com a participação de dezenas de alunos e professores da referida escola, que vibraram com a novidade, que deverá trazer bons resultados para a comunidade.

O acordo compreende a realização das atividades específicas de supervisão militar junto aos alunos da referida escola para melhorar a disciplina, orientação aos Professores, bem como o desenvolvimento da cultura de caráter cívico e de formação e cultivo de valores éticos e morais.

A chegada dos militares também vai levar ao CAIC as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que compreende ofertar as lições do programa para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e as atividades do currículo Proerd Pais.

Todas essas ações serão realizadas por um grupo de policiais militares lotados no Comando Regional da PM, sediado em Marabá e extraordinariamente, por PM’s de outras regiões e unidades, sob a responsabilidade de supervisão da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH).

O Acordo de Cooperação Técnica será custeado pela Polícia Militar do Pará, no que concerne ao pagamento de jornada extraordinária individual para os policiais militares participantes, que desenvolverão as atividades de caráter preventivo.

Já a Prefeitura de Marabá fará a reforma dos espaços, aquisição de uniformes para alunos e colaboradores, bem como os serviços e investimentos necessários de infraestrutura predial e demais recursos para os serviços que compõem o acordo.

Segundo o Secretário Luciano Dias, o projeto de reforma da Escola CAIC já está pronto e o prefeito Tião Miranda vai autorizar a execução das obras a serem realizadas em vários espaços do CAIC. Paralelamente, a Polícia Militar fará capacitação das pessoas que irão trabalhar no projeto e realizará as primeiras reuniões com os estudantes.

O Prefeito Tião Miranda exaltou a formalização do convênio e disse acreditar que o apoio da Polícia Militar será importante para melhorar o trabalho desenvolvido pelos educadores na Escola CAIC, e garantiu que a reforma será executada em breve para oferecer condições para realização das atividades com os estudantes em todos os ambientes da escola.

O Governador Simão Jatene, durante seu discurso no Centro de Convenções, exaltou o entusiasmo dos alunos da Escola CAIC, que estavam presentes, e disse estar seguro de que o acordo firmado com a Prefeitura de Marabá trará bons resultados não apenas para os alunos da escola beneficiada, mas para a comunidade de uma forma geral.

No ato de assinatura do Acordo de Cooperação, a aluna Patrícia Késia dos Anjos Gomes, do 8º ano B, do CAIC, foi convidada para posar na foto com as autoridades presentes representando a escola.

EXPECTATIVA DA COMUNIDADE

Hellen Nyde da Silva e Souza, diretora do Colégio CAIC, revela que toda a comunidade escolar criou uma expectativa positiva desde a primeira visita da equipe da PM e Semed, ainda em 2017. Por conta disso, a procura por matrícula aumentou sobremaneira para o ano letivo de 2018, chegando a 980 alunos no ensino médio e fundamental. Os pais, segundo Hellen, também estão esperançosos de que os filhos terão melhor sucesso acadêmico a partir do momento em que o projeto estiver funcionando. “Mas já pudemos sentir, nos últimos meses, uma queda acentuada no índice de vandalismo para com o patrimônio público da escola e esperamos que os problemas que ainda temos de indisciplina e evasão também despenquem”, diz a Diretora.

Em 2015, quando o MEC divulgou o último IDEB, o CAIC recebeu 3.8 de nota para o ensino fundamental. Já no IDEPA, que avalia o Ensino Médio, a nota foi de 3.4.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui