SEMED amplia diálogo com Diretores de Escolas do Campo

Na manhã da última sexta-feira (02), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) recebeu todos os Diretores das Escolas do Campo para dialogar sobre os principais desafios para o ano letivo de 2018, e ainda discutir metodologias de trabalho para alcançar as metas de ensino e aprendizagem.

O Secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, deu as boas vindas aos Diretores, e observou que o Prefeito Tião Miranda acredita que a nova equipe fará um trabalho diferenciado na gestão das escolas da Rede Municipal de Ensino (urbana e campo). Ele reconheceu o grande dilema de coordenar 95 escolas distribuídas em uma imensa área territorial dentro do município de Marabá, mas ressalta que a Secretaria Municipal de Educação está pronta para atender a todas elas. “Nosso maior desafio, no campo e na cidade, é levar para os alunos o conhecimento que eles precisam ter. Não adianta colocar o melhor time de educadores em campo se os alunos não aprendem. Toda infraestrutura da SEMED tem de convergir para apoiar o ensino que vocês prestam nas escolas”, ressaltou.

Luciano Dias também salientou que o plano de atuação para 2018 será repassado aos Diretores, em nova reunião a ser realizada no dia 22 de março, com um profundo diálogo sobre gestão e administração pública e gestão de pessoal. Ele avisou que, em breve, a SEMED vai oferecer a todos os Diretores da Rede uma formação de gestão para gestores, por intermédio de parceria com instituição externa.

O Secretário Adjunto de Educação, Orlando Morais, pediu que os Dretores tenham um novo olhar, a cada dia, sobre os espaços educativos e também para com os alunos, oferecendo uma acolhida, ainda na portaria, quando eles chegarem na escola, para que se sintam valorizados. “Precisamos de maior participação da família na escola, e isso depende dos gestores, atuando com organização. A esperança de todos os 55 mil alunos que estão sob a nossa responsabilidade passa pela escola”, disse Morais.

A Diretora de Ensino do Campo, Lorena Bogea, recepcionou os novos Gestores Escolares, discutiu questões específicas e orientou a todos sobre as metodologias que devem ser adotadas para que as ações da escola possam redundar em melhoria da qualidade do ensino. Ela apresentou aos novos Diretores toda a equipe que atua na Diretoria de Ensino do Campo da SEMED e conclamou a todos para atuarem de forma harmônica, visando o desenvolvimento da educação de mais de 9 mil estudantes matriculados nas escolas do campo do município de Marabá.