SEMED e PM começam ações para transformar Caic em Escola Militar

26

As primeiras ações práticas para transformar a escola Rio Tocantins, conhecida popularmente como CAIC, na Folha 13, em colégio militar, estão sendo praticadas esta semana, com reuniões entre o Comando da Polícia Militar, gestores da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e educadores da própria unidade escolar.

Na segunda-feira, 23, o Secretário de Educação, Luciano Lopes Dias, acompanhado de técnicos da SEMED, participou de uma reunião com oficiais da Polícia Militar que atuam no projeto Polícia Comunitária, para discutir a metodologia de trabalho e os próximos passos a serem dados para a concretização da implantação do colégio militar.

Pela PM, participaram o coronel Mauro Sérgio Marques Silva, Comandante do Comando de Policiamento Regional II; Tenente Coronel Leno Márcio do Carmo, da Polícia Comunitária; e o Capitão Harley Alves, do CPR II. Também esteve na reunião a Diretora do colégio CAIC, Hellen Nyde da Silva e Souza.

O Secretário Luciano Dias observou que as discussões estão sendo feitas em conjunto para que não haja atropelos, inclusive com representantes do Estado, porque a mudança na configuração da escola vai alcançar não apenas o Ensino Fundamental, mas também o Ensino Médio, de responsabilidade do Governo do Estado. “Discutimos os atos preparatórios para essa nova configuração tão aguardada pela comunidade”.

No mesmo dia, os militares mantiveram um diálogo com o corpo docente da escola CAIC, para que tivessem conhecimento do que será implantado, e a atribuição da PM no contexto escolar como forma de fortalecer o trabalho dos educadores.

Também esta semana a Polícia Militar realizou reunião com 42 PM’s para selecionar 25 homens que irão trabalhar na Escola CAIC, em regime de revezamento. Haverá um oficial de referência, que comandará as ações educativas que serão realizadas no ambiente escolar diariamente.

Ainda esta semana, a SEMED vai definir o padrão de uniforme dos alunos do CAIC e logomarca. Em junho, está prevista a apresentação dos uniformes para a comunidade escolar. Em agosto, quando reinicia o ano letivo, está prevista a implantação definitiva da Escola Militar. “Neste momento, o governo está finalizando o orçamento da reforma de toda a unidade escolar e teremos nos próximos dias a licitação para essa obra, a fim de que os trabalhos sejam executados até o final de julho”, explica.

No dia 12 de maio próximo, haverá mais uma ação de militares, que vão participar da programação do Dia da Família na Escola, para apresentar o projeto para os pais e responsáveis pelos alunos. “Nessa ocasião, teremos um grupo bem representativo de policiais na Escola CAIC, que farão várias apresentações”, antecipa.

Paralelamente, segundo o Secretário, a SEMED está elaborando um Manual do Aluno, que conterá os direitos e deveres dos mais de 900 estudantes daquela escola.

O diálogo sobre a mudança vai se estender, no mês de maio, ao Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Ministério Público Estadual, para esclarecer os documentos e a forma de funcionamento da escola. “Nossa intenção é termos uma leitura conjunta e bem qualificada dos órgãos sobre as ações que serão implantadas no Colégio Militar”.

A diretora Hellen Nyde se mostra radiante com a transformação do CAIC em escola militar e afirma que todos os educadores estão motivados para realizar um trabalho em parceria com a PM. “Antes mesmo de o projeto começar, já percebemos uma mudança no comportamento dos alunos e na postura da comunidade com toda a perspectiva de melhoria nos meses seguintes. “Muitos dizem que já estão se sentindo mais seguros. E a chegada dos militares vai possibilitar melhores condições de trabalho para nossa equipe pedagógica”, prevê ela.

O Coronel Leno do Carmo antecipa que a pretensão da Polícia Militar é lançar, em 12 de maio, no Dia da Família na Escola, uma contagem regressiva para os 100 dias do lançamento do Colégio Militar. “Não faremos interferência no trabalho pedagógico dos professores. Trabalharemos com a disciplina e, acreditamos, ela terá influência na melhoria do desempenho escolar dos alunos”, diz o oficial.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui