SEMED promove 1º concurso de blog educacional

55

“Certame é voltado para alunos, professores e escolas da rede municipal e oferece vários prêmios para a comunidade”

 

O 1º Concurso de Blog é uma ação da Secretaria Municipal de Educação de Marabá, através do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município (NTM), com o objetivo de promover o uso dos blogs como recurso pedagógico enquanto ferramenta instigadora de interação, autoria e construção colaborativa de conhecimento nas escolas municipais do Ensino Fundamental.

As inscrições iniciam no dia 2 de outubro e encerram no dia 20 do mesmo mês. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço [email protected]. Podem participar blogs de escola, blog de professor ou blog de alunos.

Podem participar do concurso: professores, alunos e escolas de ensino fundamental da rede pública do município de Marabá.

O blog da escola poderá ter como autor o professor do laboratório de informática, ou caso não haja professor lotado neste espaço, poderá ser o coordenador, diretor ou outro professor lotado na escola. Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser claramente identificado. Nesta categoria, o prêmio será destinado às escolas vencedoras passando a integrar o patrimônio das mesmas.

Para participar do concurso é condição fundamental e imprescindível o envio do e-mail com todos os dados do item 1 deste regulamento, não basta apenas dispor o logotipo do concurso.

A avaliação será realizada no período de 27/11 a 01/12 de 2017. Caberá ao autor do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e interação no blog durante este período.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os blogs serão avaliados em três aspectos: Conteúdo, Design e Interação. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos. O blog deverá ter seus objetivos claramente informados, e os conteúdos constantes nas postagens devem ser pertinentes com o tema/disciplina do blog; os blogs não poderão conter ou divulgar textos ou imagens pornográficas ou que façam apologia qualquer tipo de violência;

O blog deve ser atualizado continuamente, pelo menos duas vezes por semana; o autor do post deverá sempre ser identificado abaixo da postagem (nome da escola, professor ou aluno);

Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web. O texto não deve conter erros gramaticais: de ortografia ou concordância;

Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo texto no site original, evitando a denominada “duplicação de conteúdos” na Internet, creditando sempre o autor do texto citado.

O blog deve usar adequadamente vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na postagem. Estes elementos devem ser devidamente creditados.

Design

O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: fundo claro e fonte escura, evitando a profusão de cores, mas o autor poderá aplicá-las com moderação na distribuição dos elementos da página. A fonte deve ter tamanho adequado e os recursos como: negrito, itálico e destaques a textos, parágrafos ou palavras específicas devem ser utilizados de forma pertinente.

O blog deverá usar imagens para enriquecer o conteúdo, porém deve fazê-lo de forma adequada: tamanho proporcional, disposição da imagem no post ou página; e pertinência da imagem com o tema abordado. Toda imagem deve ser creditada ou deve ser citada no final da postagem a origem ou site de onde se extraiu a imagem ou informar o autor da mesma.

Os blogs serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais da área da informática na educação. O concurso premiará as seguintes categorias:

Blogs de escolas

1º lugar: mini projetor

2º lugar: medalha

3º lugar: certificado de participação

Blogs de professores

1º lugar: mini projetor

2º  lugar: medalha

3ª Lugar: certificado de participação

Blogs de alunos

1º lugar: Celular Samsung

2º lugar: medalha

3º lugar: certificado de participação

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui