SEMED promove formação colaborativa e foca em “Quarteto Gestor”

37

A Secretaria Municipal de Educação de Marabá iniciou esta semana o programa de formação colaborativa para o ano de 2017, oferecendo treinamento para servidores que atuam na gestão das escolas municipais. A primeira etapa da formação foi realizada nesta quarta-feira, em cinco salas e auditório da Faculdade Carajás. Este é o II Encontro de Formação Contínua e Continuada em Ambiente de Trabalho da Equipe Gestora. Para nortear os estudos foi escolhido o tema “A gestão escolar em contexto de formação e a postura profissional dos formadores no chão da escola para transformá-la em espaços de aprendizagens”.
Segundo o secretário adjunto de Educação, Orlando Morais,
o objetivo é fortalecer a relação do trio gestor: diretor, orientador e coordenador pedagógico, enfocando o papel deste último como principal formador dentro da escola. Além disso, a Secretaria de Educação está introduzindo um quarto elemento, que é o técnico membro da equipe de formação da Semed, que passa a atuar como elo entre a escola e a Secretaria.
“Esse técnico formador estuda, acompanha a pauta, dá a formação e orientação do que será realizado na escola. Essa é uma ideia da corresponsabilização, porque a Secretaria não pode assistir os resultados da escola de camarote. Ela precisa estar mais perto, ajudando a executar um trabalho de rede para melhorar o processo ensino-aprendizagem”, explica Orlando, relembrando que anteriormente, a Semed ministrava a formação e os educadores se viraram sozinhos.
O secretário adjunto revela que este ano a Secretaria deverá retomar o Siefma (Simulado do Ensino Fundamental de Marabá) para avaliar a aprendizagem dos alunos, além de ampliar o trabalho de acompanhamento nas escolas, com formação para todos os segmentos, do secretário ao diretor.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui