SEMED realiza última formação do semestre para 520 professores

60

Na última sexta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu 520 educadores de sua rede de ensino para promover a última formação deste primeiro semestre para que trabalha do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Segundo a professora Luciléia Alves dos Santos Silva, coordenadora de Formação do 1º ao 5º ano, os mais de 500 professores vieram de escolas do campo e da cidade e foram oferecidas 13 oficinas e uma palestra, realizadas nas dependências da Escola Municipal José Mendonça Vergolino. “Os professores puderam participar de uma oficina e uma palestra, ou até duas palestras, revezando-se pela manhã e tarde”, explica Luciléia.

A coordenadora da Formação observa que as formações do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), desenvolvida no município, recebem apoio de professores da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) para educadores do 1º ao 3º ano, mas esta especificamente é realizada apenas com a equipe da Semed.

Entre as oficinas que foram ministradas para educadores estão produção textual, revisão de texto, oralidade, consciência fonológica, aquisição do sistema de escrita alfabética, contação de histórias, resolução de problemas matemáticos, e uma palestra sobre indisciplina na escola, que lotou o auditório da Escola José Mendonça. “Nosso foco é contribuir com os professores da rede para que melhorem suas metodologias de trabalho com a leitura, produção de texto e matemática”, diz a coordenadora.

Luciléia revela que a rede municipal de ensino atende 12 mil alunos apenas com o PNAIC, contando campo e cidade e 18 mil no total, até o 5º ano. “Temos de levar em consideração que muitas escolas do campo ainda atendem as chamadas multisséries, que são aquelas turmas com alunos de séries diferentes convivendo ao mesmo tempo”, diz.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui