Volta ás aulas marcada por recepção calorosa nas escolas

No primeiro dia letivo de 2018 nas escolas municipais de Marabá, milhares de alunos foram acolhidos pela equipe gestora e professores, mesmo sob chuva no período matutino. A orientação da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) foi bem recebida por diversas escolas, que inovaram e fizeram uma calorosa recepção para os estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na Escola José Mendonça Vergolino, a mais antiga de Marabá. Lá, a diretora Nilva Maria Américo Gomes e sua equipe pedagógica recepcionaram os alunos com um lindo espetáculo musical para abordar temas relacionados ao incentivo à leitura, bem como preservação da natureza. “Sonho de menina” foi o tema da programação escolhida e organizada pela professora e coreógrafa Helenise Cristina, licenciada em Educação Física e ex-aluna da própria Escola José Mendonça.

O espetáculo contou com a participação de alunas da rede municipal de ensino, na faixa etária de 3 a 15 anos de idade, totalizando 42 estudantes, oriundas das escolas Judith Gomes Leitão, José Mendonça e do Núcleo de Educação Infantil Deodoro de Mendonça, no Bairro Francisco Coelho. “Há sete anos desenvolvo atividades de dança, teatro e canto-coral com alunos da rede municipal de ensino de Marabá”, comemora a professora Helenise.

A diretora Nilva Maria revela que a Escola José Mendonça criou a cultura de receber bem os alunos no primeiro dia do ano letivo para que tanto os veteranos quanto os calouros se sintam bem no ambiente escolar desde o primeiro dia. “Trabalho há 20 anos aqui e desde então realizamos uma atividade lúdica diferente. Este ano, abordamos a leitura e preservação do meio ambiente e os pais estão entendendo que a leitura é algo primordial na escola e precisa ser também em casa”, destaca.

O diretor de Ensino Urbano da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, reconhece a importância de uma boa recepção em cada escola para que os alunos se sintam bem acolhidos e comecem a partir dali uma relação afetiva e de respeito com os educadores. Ele explica que coordenadores de departamento da Semed e a equipe de formadores também foram a várias escolas se juntar às equipes pedagógicas para fortalecer o acolhimento afetivo.

O secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias, diz estar otimista com o início do ano letivo de 2018, destacando que os professores e gestores das escolas estão empenhados em oferecer o melhor para milhares de crianças. Ele garante que durante este ano, além das formações permanentes para educadores, um maior número de escolas será beneficiado com reformas, além de novas carteiras a partir de fevereiro.